REPÓRTER x FONTE: ANÁLISE DO FIME “NOTHING BUT THE THRUTH”




O filme Faces da verdade (título original Nothing But The Thruth), baseado em fatos reais, retrata a história da jornalista Rachel Armstrong, que publicou uma matéria que relata o atentado do qual o presidente americano foi vítima e o contra-ataque a bases militares da Venezuela. Essa grande reportagem traz também grandes consequências. Após explodir o escândalo a jornalista é forçada a revelar a sua fonte. Rachel se nega a revelar e a partir daí ela sofre uma grande pressão. 

O filme nos faz refletir sobre o verdadeiro papel da profissão. Até onde se deve ir para proteger uma fonte? Apesar de toda pressão que a jornalista e o jornal o qual ela trabalhava sofrem, seus editores não a deixam de lado. No final do filme fica claro quem é a fonte e nos faz indagar o verdadeiro motivo de Rachel ter ido tão longe para protege-la, tendo até que decidir entre os seus princípios e sua família.  Mesmo sem querer nos colocamos no mesmo dilema de Rachel e também somos forçados a decidir.

Faces da verdade é sem dúvida um filme que mostra o conflito entre a liberdade versus poder. Nos faz refletir sobre os dilemas da profissão, sobre o nosso comprometimento com a informação e tudo que a envolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Júlia, 20, estudante de jornalismo, Maceió - AL.