SEQUÊNCIAS NARRATIVAS E TIPOS DE PERSONAGENS




A sequência narrativa caracteriza-se por relatar fatos, sejam eles fictícios ou reais. Apresenta fatos, personagens, cenário, temporalidade. Abaixo são apresentados algumas sequencias narrativas importantes:

Sequencia narrativa temporal: é onde os acontecimentos são narrados de forma cronológica. As ações seguem uma ordem com o passar do tempo.    Na tirinha abaixo mostra como os personagens se conheceram e com o passar do tempo namoraram e casaram.


Sequência narrativa por ordem de importância : é aquela sequencia onde o autor decide o que irá citar primeiro, o que é mais importante, deixando outros detalhes para serem citados no decorrer da narrativa. A matéria abaixo poderia ser escrita diferente, o autor, por exemplo, poderia falar primeiro do carro e de duas especificações, para depois falar na sua estreia na TV.

 
Os personagens presentes nas narrativas podem ter diversas categorias, veja abaixo duas delas. 

Personagem plana: é aquele que permanece inalterado ao longo da narrativa, é sempre definido e facilmente identificado. São exemplos o super-heróis, como o Capitão América.


Personagem esférica:  são dificilmente classificados, e não são tão simples como a personagem plana, são aqueles que mudam no decorrer da narrativa, assim surpreendendo o leitor. Um exemplo é a personagem Malévola. Malévola é uma fada que protege o mundo em que vive quando ele é ameaçado por um Rei. Ela também se apaixona e é traída. Isso e outros fatos a fazem passar de fada à Malévola. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Júlia, 20, estudante de jornalismo, Maceió - AL.